AR | BO | BR | CL | CO | CU | EC | GT | MX | PE | PY | UY | VE |
Tipos Latinos
InstitucionalTL2010GaleríaPublicacionesContacto
 


BR

Otros países
:: AR
:: BO
:: BR
:: CL
:: CO
:: CU
:: EC
:: GT
:: MX
:: PE
:: PY
:: UY
:: VE

Con el apoyo regional de
Association Typographique International
Universidad ORT, Uruguay

Montevideo COMM


 

Tipos Latinos Brasil 2010

Aconteceu no dia 11/08, quarta-feira, no Centro Cultural São Paulo:

Visitas monitoradas  com Fabio Lopez, Fernando Caro e Luciano Cardinali   e lançamento do catálogo TiposLatinos 2010.

e as Palestras:
O processo de projeto de fontes com Fernando Caro

Será apresentado o desenvolvimento das fontes Arauto e Petra, em exposição nos Tipos Latinos 2010. As duas apresentam diferentes caminhos de desenvolvimento: a primeira delas projetada para textos de jornais e a segunda, para livros. Parte-se das idéias de concepção, os rascunhos a mão, até o detalhamento de formas e os recursos Opentype.

 
TiposLatinos: um panorama com Fabio Lopez

seguido do debate: A produção tipográfica Latinoamericana
com Luciano Cardinali (mediador), Fabio Lopez e Fernando Caro

Abaixo: da esquerda para direita e de cima para baixo - Fábio Lopez, Fernando Caro, Ana Tomé (CCE),
Fernando e Fábio dirigindo a visita, Ana Tomé, Cecilia Consolo (TL Brasil), Luciano Cardinali e Fernando Caro, O catálogo brasileiro e o final do debate.





....
.......................................................................................................................................................


Nos dias 12 e 13 de agosto aconteceu a oficina: "escrita modular: grids e patterns" com Fabio Lopez (Centro Cultural da Espanha)


O trabalho proposto na oficina ‘escrita modular: grids e patterns’ tem como objetivo conduzir os participantes por uma exploração do alfabeto latino a partir de malhas geométricas e padronagens visuais. Com o auxílio de um arquétipo simplificado do alfabeto, vamos trabalhar na criação de letras nesses dois sistemas baseados no módulo. No primeiro dia de trabalho a modularidade da escrita fica a cargo da malha estabelecida pelo participante, e no segundo dia por conta da unidade gráfica (geométrica, orgânica ou tipográfica) que dará origem a padronagem proposta. Encerramos com a criação de uma peça gráfica simples explorando as duas soluções adotadas - experimentando ainda cor, escala e sobreposição.

Para participar da oficina, recomendamos o uso de um computador portátil com algum aplicativo de criação vetorial: Illustrator, CorelDraw ou similar. O mesmo trabalho pode ser desenvolvido à mão, com o uso de bloco milimetrado, lápis e papel vegetal.

...........................................................................................................................................................


Inauguração
TL2010 no Recife:


Dia 29/07, no museu Murilo La Greca


Palestras:
Desenvolvimento de fonte temática com Pedrina Reis

Através da apresentação do projeto da fonte Boneca de Pano, exposta nos Tipos Latinos 2010, serão aborados métodos de desenvolvimento tipográfico a partir de definição de tema, pesquisa iconográfica e representação, esboço e finalização. Durante o processo, serão comentadas as experiências, boas e ruins, de um estudante de Design e seu primeiro projeto tipográfico.


Pedrina Reis tem 21 anos e é estudante de Design na UFPE e Design Gráfico no IFPE. Iniciou seus trabalhos com tipografia no IFPE, em 2008, na disciplina de Diagramação, quando concluiu o projeto Boneca de Pano e desenvolveu outras fontes. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Análise e Criação de Artefatos Inteligentes (Design - UFPE) e Presidente Administrativa da Baobá Design (Empresa júnior de Design da UFPE) e realiza trabalhos na área de Design Gráfico e Metodologia de Design.


TiposLatinos: um panorama com Fabio Lopez
A palestra vai contar um pouco da experiência de ter sido o jurado brasileiro neste evento de grande importância para o desenvolvimento da tipografia latino-americana. Além de ser uma das maiores mostras de tipografia do mundo (esse ano acontece em 14 sedes) a Bienal Tipos Latinos é um evento de profunda troca de experiências relacionadas ao campo da tipografia, onde percebemos que nosso interesse pelas letras é apenas parte do que nos une nesse continente tão vasto em semelhanças e tão rico em diversidades. Falarei brevemente sobre a composição do corpo de jurados, do encontro inicial com os amigos sulamericanos, o primeiro dia de trabalho e a difícil tarefa de julgar tantos projetos em tão pouco tempo, discussões técnicas, filosóficas e políticas, o segundo dia de trabalho e o fechamento das categorias, avaliação do resultado, apontes para a próxima edição da Bienal, retorno dos participantes, quadro geral da mostra, problemas e conclusões sobre o desenvolvimento da tipografia na região.


30 de julho
Oficina:  Digital Manual, com Fabio Lopez e Matheus Barbosa

O trabalho proposto na oficina ‘digital manual’ tem como foco a investigação do processo de criação de alfabetos baseados na escrita manual, e na compreensão das diversas etapas existentes na transposição de uma referência analógica ao ambiente digital – com foco no desenho de letras. A oficina não exige dos participantes conhecimento avançado ou prévio de caligrafia e tipografia, mas oferece algumas dicas valiosas para quem quiser aprofundar a compreensão dessas duas áreas complementares.

Inscrições online e gratuitas, de 27 a 29 de julho mediante cadastro e preenchimento de carta de intenção + currículo resumido no site do CDR – www.centrodesignrecife.org - Informações: (81) 3355 3147

Matheus Barbosa é Designer Gráfico pela UFPE. Atuou na Fundição Design & Tecnologia e Tipos do aCASO, Grupo Paes e Zoludesign. Esteve em Dubai trabalhando com branding pela IdeaSpice. Hoje é sócio da Faz Design. Participou da mostra Tipos Latinos 2008 com a fonte Armoribats e teve projetos selecionados para o Salão Pernambuco Design 2008, a 9ª Bienal de Design Gráfico e Font Aid: Coming Together.


Realização local:
Prefeitura da Cidade do Recife
Fundação de Cultura Cidade do Recife
Centro Design do Recife
Murilo La Grecca

Apoio:

Faz Design e Crimes Tipográficos.


...........................................................................................................................................................


ABERTURA no sábado, dia 26 de junho.







Veja mais fotos
e inclua as suas em
Tipos Latinos 2010 no Flickr.

TEMA DAS PALESTRAS

Cena Tipográfica Espanhola
  com Laura Meseguer
Será apresentado o cenário tipográfico espanhol, apresentado pela visão da designer de tipos de Barcelona, trazendo referências visuais para ilustrar o discurso, mostrando seu trabalho e de seus colegas de profissão na Espanha.

Typographic Matchmaking  com José Scaglione
No início de um novo projeto, uma das tarefas do designer é a seleção tipográfica. Reconhecer o efeito da combinação de tipos é crucial. Neste contexto algumas das questões importantes são: que estilo tipográfico transmite melhor a mensagem, que tipografia funciona melhor para esta tarefa, qual é o conjunto de caracteres e a variação de pesos necessária, e finalmente, quais as funções a serem desempenhadas pela tipografia. Esta apresentação trabalha com estes problemas fundamentais e mostra um caminho de como lhe dar com um assunto delicado como a relação de amor e ódio que geralmente existe entre as fontes. A discussão é ilustrada com exemplos de “casais tipográficos”, bons e ruins.

Centro Cultural São Paulo
Av. Vergueiro, 1000 - São Paulo - SP
De 26 de junho a 29 de agosto

Horário de funcionamento: 

de terça a sexta das 10h às 20h,
sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

...........................................................................................................................................................

Oficinas:

Da Caligrafia à Tipografia
com Laura Meseguer e Marina Chaccur


23 e 24/06 (quarta e quinta - das 9h às 12h30 e das 14h às 16h30)
Esta oficina teve como objetivo experimentar as diferentes etapas da evolução de uma escrita à tipografia, para entender o nascimento da letra moderna como design/ conceito. Assimilar noções de espaçamento e composição. Não era necessário ter experiência em desenho de tipos, mas desejável conhecimento básico de caligrafia.

E assim os inscritos selecionados começaram seus projetos do zero, trabalhando com lápis duplo e ferramentas caligráficas, desenhando letras baseadas em moldes humanistas. Tendo as melhores letras selecionadas, foram ampliadas por xerox, ajustadas à mão, incluindo serifas e refinando terminações. Por último recortaram suas letras em cartolina preta e ajustaram o espaçamento. O progresso dos projetos/ alunos ao longo dos dois dias ficou visível na qualidade dos trabalhos expostos aso final do workshop.

"Fazia muito tempo que eu não saía de algum lugar com uma sensação tão sólida de ter aprendido algo." Victor Canela

"Acho que o importante é ver com o processo acontece, mais do que sair com uma letra super linda de lá. Por que uma vez aprendido o processo, você pode fazer com mais calma depois" João Junqueira

"Design Gráfico = Desenho da Escrita. Devemos praticar sempre!
Com o workshop entendi um pouquinho mais o porque de eu amar design... Obrigada pela oportunidade!" Fernanda Grottera


Acima Maíra Brito, João Junqueira, Juliana Oliveira, Samuel Muller, Fernando Rodrigues, Kollontai Diniz, Victor Canela, Beatriz Bonas, Fernanda Grottera, Thiago Reginato, Yasmin Campbell, Matheus Barbosa.

Abaixo Os alunos com Laura Meseguer e Marina Chaccur


Veja mais fotos e inclua as suas em Tipos Latinos 2010 no Flickr.

O papel da tipografia em programas de identidade corporativa
com José Scaglione

 


Veja mais fotos e inclua as suas em Tipos Latinos 2010 no Flickr.

As oficinas aconteceram no Centro Cultural da Espanha São Paulo Rua Martinico Prado, 474 - São Paulo - SP

 

...........................................................................................................................................................

Comentários de Fábio Lopez

jurado brasileiro

A seleção de trabalhos da 4ª mostra Tipos Latinos se encerrou na terça-feira dia 23 de março de 2010. Depois de 2 dias de muito trabalho - conduzido pelos cordiais amigos uruguaios – selecionamos dentre quase 450 projetos enviados os 78 que farão parte dessa edição da mostra. O nível dos trabalhos apresentados tem crescido muito, dificultando o trabalho dos jurados em selecionar alguns poucos projetos, mas tenho certeza que a bienal apresentará o que de melhor foi produzido (e enviado) nos últimos 2 anos.

O processo foi pautado por extrema lisura e bastante rigor. O sistema de avaliação não é infalível mas chega perto disso, e é uma experiência em constante evolução: 5 minutos depois de assinar a ata que lavrava o resultado da jura, já estávamos discutindo formatos e alterações para as próximas edições. Trabalhamos com afinco pra construir um panorama representativo da atividade na região, e ficamos todos muito satisfeitos com o resultado final.

O desempenho da tipografia brasileira foi um pouco abaixo do esperado. Tivemos algumas boas novidades e gente carimbada marcando presença, mas a quantidade de projetos selecionados não repetiu o resultado extraordinário da edição de 2008. Por outro lado, mostramos força na categoria mais disputada e exigente da mostra - famílias tipográficas - com 3 projetos dentre os 14 selecionados (um deles merecedor do certificado de excelência). 

É hora de sentar e avaliar esses números, com o intuito de fortalecer ainda mais a cena nacional e manter o país entre os principais centros regionais de produção de fontes digitais. Parabéns a todos que participaram e especialmente aos que foram selecionados para a mostra: vocês terão a honra e a responsabilidade de manter o alto nível da tipografia brasileira nas próximas edições.

Mãos à obra!

Fabio Lopez - jurado brasileiro Tipos Latinos 2010.

Fabio Lopez é carioca de 1978, designer e mestre pela ESDI. Desde 1998 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de fontes digitais, e tem projetos de design gráfico apresentados em exposições e publicações nacionais e internacionais. Em 2010, foi o jurado brasileiro da 4a mostra latino-americana de tipografia Tipos Latinos. Trabalha como freelancer em projetos de identidade, moda e ilustração, e pratica design subversivo nas horas vagas. Em 2007 aprontou uma bela confusão com o projeto 'War in Rio' - que lhe valeu 15 minutos de fama e a inimizade da cúpula de segurança do Estado do Rio. Tem um curso de tipografia chamado 'Typofreaks - tipografia diferente' e dá aula de design na PUC-Rio. Fotografa, escreve coisas estranhas e não larga o caderno.

...........................................................................................................................................................

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

FS Jack Fernando Mello - BR
Jason Smith - UK
Arauto 
Fernando Caro
Voces
Ana Paula de Bragança Megda - BR
Pablo Ugerman - AR
Petra 
Fernando Caro
Boneca de Pano Pedrina Reis
Adriane Lux
Marconi Gomes Lima
Force Ricardo Esteves Gomes

.......................................................................................................................................


Dia 26 de junho, às 15h30, inaugura no Centro Cultural São Paulo a exposição da 4ª Bienal de Tipografia Latino Americana.
A mostra, que ficará em cartaz até 29 de agosto, tem como um dos seus destaques, a família Monarcha, de autoria do gaúcho Isac Correa Rodrigues, e também conta com mais sete trabalhos de brasileiros, são eles: 
Em São Paulo, além da exposição, teremos palestras e workshops com designers brasileiros e os convidados internacionais:

Laura Meseguer  é designer gráfica e de tipos em Barcelona.
Com especialização em desenho tipográfico pela KABK- Koninklijke Academie van Beeldende Kunsten na Holanda, trabalha tanto com projetos comerciais, como autorais. Publica sua produção de tipos através da sua fundição Type-Ø-Tones. Também é professora no Master en Tipografía Avanzada na Eina, Escuela de Arte y Diseño e na Elisava, Escola Superior de Disseny. É membro da ATyPI - Association Typographique Internationale.
http://www.laurameseguer.com

José Scaglione é designer gráfico, de tipos e multimída, graduado com mérito no MA Typeface DesignUniversity of Reading, UK. Sócio da fundidora independente TypeTogether, também dirige seu próprio escritório de design, além de ser professor de tipografia na Universidad Nacional de Rosario e ministrar palestras e workshops sobre desenho de tipos. Desde 2007 é membro da diretoria da ATyPI - Association Typographique Internationale.
http://www.type-together.com

...........................................................................................................................................................


Foram encerradas as inscrições para a mostra Tipos Latinos 2010, com um recorde de aproximadamente 700 projetos tipográficos inscritos, dentre os inscritos o Brasil está representado com 120 inscrições. Este número superou todas as expectativas, é um grande incentivo para seguir trabalhando pelo crescimento e consolidação da tipografia latinoamericana. Sem dúvida o juri, que  se reunirá nos dias 22 e 23 de março em Montevideo, terá um árduo trabalho para selecionar 79 projetos a serem expostos.

Para acompanhar a exposição de São Paulo, que acontecerá de 26 de junho a 29 de agosto
de 2010 no Centro Cultural São Paulo, a equipe do TL Brasil está planejando uma série de atividades paralelas que incluem palestras, workshops e visitas monitoradas. 

Agradecemos de antemão a colaboração de todos os participantes brasileiros.
Pedimos a todos que acompanham este site e que divulguem estas informações.

.........................................................................................................................................


Tipos Latinos Brasil


Coordenação Brasileira:

Coordenação Geral: Luciano Cardinali
Coordenação Executiva: Cecilia Consolo
Programação Cultural: Marina Chaccur
Organização: Consolo & Cardinali Design

Realização:
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Centro Cultural da Espanha 
Senac São Paulo.


Apoio:

Tipomakhia, Editora Blucher, Revista Publish, Tipocracia, Rede Design Brasil,
Tipos do Brasil e ADG Brasil.

© 2008-2010 Tipos Latinos. Todos los derechos reservados | Síguenos en Facebook Facebook yTwitter Twitter